sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Perigos da Engenharia Social na Internet


Ilustração: Engenharia Social e Segurança na Informação
O alerta 
vem de especialistas em informática.

A engenharia social é um conceito de ciência política que se refere a iniciativas de influência popular, atitudes e comportamento social de indivíduos ou de grupos de pessoas. Tais iniciativas podem provir tanto de governos como de grupos privados. Porém, quando se trata de "engenharia social em segurança da informação, os motivos da preocupação das empresas e diversos tipos de instituições se tornam óbvios, pois entram em cena interações humanas para que pessoas, intencionalmente ou não, revelem dados importantes sobre sistemas de computadores, o que pode trazer complicações para as organizações.
Segundo a Check Point (1), o conhecimento de técnicas da engenharia social em segurança da informação pode ser motivo de grandes preocupações porque é um conhecimento que pode ser adquirido por pessoas bem e mal intencionadas. São pessoas que podem ter acesso a um conjunto de informações que podem não se restringir apenas a sistemas computacionais. Segundo alguns especialistas, os ataques sociais são normalmente direcionados a pessoas com conhecimento implícito de/ou acesso a informações confidenciais.
Segundo a Check Point, mais de 80% das empresas do mundo reconhecem a engenharia social como um motivo de preocupação crescente. "Atualmente os hackers usam uma grande variedade de técnicas e criam aplicativos em redes sociais para colher informações e profissionais das pessoas e descobrir, por meio delas, o elo mais frágil em suas atividades profissionais ou nas empresas e outras organizações para as quais elas trabalham", informa a instituição. Não é sem motivo, portanto, que tantas empresas e outras organizações tem demitido funcionários que falam delas nas redes sociais. É por isto que eu sempre recomendo a todos os usuários das redes sociais para que sempre evitem, o máximo que puderem, usar os aplicativos existentes no Facebook, no Twitter, etc. Usar as redes sociais e aprender a lidar com elas é muito importante para todos, mas os aplicativos precisam ser evitados.
Cerca de 50% das empresas consideram o ganho financeiro como o principal motivo dos ataques dos hackers. Vantagens competitivas e vinganças vem respectivamente como segundo e terceiro principais motivos. A Check Point informa que 48% das empresas do mundo (de todos os portes) já foram vítimas da engenharia social mais de 20 vezes nos últimos dois anos. Por outro lado, a instituição também aponta uma grande falha das próprias empresas que facilita a ação dos criminosos: mas de 30% delas não treina funcionários nem adota políticas de segurança para evitar ataques através da engenharia social.

(1) A Check Point é uma empresa especializada em segurança na internet.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.