sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O que é melhor para nós: O IPv4 ou o IPv6?

Ilustração: Doc Player
Para ver a ilustração com mais nitidez,
clique nela. 
No Brasil,
muita gente está dizendo
que a Internet
está muito lenta.



As pessoas tentam acessar um site, um blog ou qualquer página na internet, mas as páginas estão demorando muito para abrir. Às vezes a demora é tanta que surge a informação de que o limite de tempo para abri-la foi ultrapassado. Muitos motivos são possíveis. Pode ser que seu aparelho (computador, celular, etc.) esteja apenas precisando de uma limpeza no cache, da exclusão de arquivos desnecessários, etc. Porém, segundo alguns especialistas, pode ser por causa do IPv6. Para entender o que é isto, comecemos explicando o que é um "IP". 
"IP" significa "Internet Protocol" ("Protocolo da Internet" em inglês). É o código de identificação de um computador, uma impressora, um celular, etc., através do qual se utiliza a Internet em rede local ou pública. Cada dispositivo tem um IP exclusivo, que é o meio pelo qual ele se comunica através da Internet. Para que as pessoas usem os endereços de equipamentos na melhor forma possível, utiliza-se a forma de endereço conhecida como "domínio". Exemplo: https://www.youtube.com/channel/UCa9GZkJkpRBRER0BIJ1bHHw. Cada endereço de domínio é convertido num endereço IP pelo DNS (Domain Name System - "Sistema de Nome de Domínio"). Essa conversão é conhecida como "resolução de nomes". 
A atual versão de IP utilizada no Brasil é o IPv4 ("v4" significa "versão 4"). É um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos. Um octeto é o mesmo que um byte. É um dos tipos de dados integrais em computação. Abaixo, você vê a relação de um byte e seus múltiplos.

Múltiplos do byte
Prefixo binário (IEC)
Prefixo do SI
Nome Símbolo Múltiplo
Nome Símbolo Múltiplo
byte B 20
byte B 100
kibibyte KiB 210
Kilobyte kB 103
mebibyte MiB 220
megabyte MB 106
gibibyte GiB 230
gigabyte GB 109
tebibyte TiB 240
terabyte TB 1012
pebibyte PiB 250
petabyte PB 1015
exbibyte EiB 260
exabyte EB 1018
zebibyte ZiB 270
zettabyte ZB 1021
yobibyte YiB 280
yottabyte YB 1024

O byte especifica o tamanho e o espaço de memória ou a capacidade de armazenamento de informações num determinado dispositivo independentemente do tipo de dados. A codificação padronizada é de 8 bits, vindo daí o nome "octeto". A metade de um byte é chamada "nibble" ou "semiocteto". Para os computadores, representar 256 números binários já é suficiente. Neste cado os bytes possuem oito bits. No sistema binário, todas as quantidades são representadas com base nos números 0 e 1. Deve-se lembrar que o IP não é a identificação de um aparelho, é a identificação da conexão desse aparelho à Internet. 

O que está acontecendo atualmente no Brasil é que muitos aparelhos estão com o IPv6 (a sexta e mais recente versão do IP) ativado enquanto a própria internet ainda opera com o IPv4. O novo protocolo está sendo implantado gradativamente, mas ainda deverá funcionar ao mesmo tempo com o IPv4 num sistema que já está sendo chamado de "pilha dupla", mas ainda não foi iniciado oficialmente. A longo prazo, o IPv6 substituirá o IPv4. Desde que isto começou a ocorrer, muita gente tem achado que o IPv6 deixou a conexão mais lenta e que, depois que o desativou, ela voltou a ficar um pouco mais rápida - mas um pouco.
Não aconselho que você desative o IPv6, até porque isto não vai ajudar muito e haverá momentos em que ele será necessário. Se você acha que sua conexão está muito lenta, faça o seguinte passo-a-passo:
1)Desligue seu modem e o seu roteador (caso houver).
2)Iniciar->executar-> cmd ->Ok
3)Digite: ipconfig /flushdns e aperte a tecla Enter do seu teclado.
4)Digite: net stop dnscache e aperte a tecla Enter do seu teclado.
5)Digite: net start dnscache e aperte a tecla Enter do seu teclado.
6)Religue o seu modem e o seu roteador.

Se isto não resolver, pode ser que o seu aparelho esteja com algum problema técnico. Seja como for, antes de decidir desativar o IPv6, consulte um técnico de sua confiança. Ou melhor: faça isto antes mesmo de seguir o passo-a-passo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.