terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Por que alguns anúncios parecem perseguir você na Internet?

"Coockie" é "biscoito" em inglês,
mas na internet
a palavra tem
outro significado. 


Você acha mesmo que tem controle sobre suas informações pessoais na internet? Sabe o que é um "cookie"? Sabe por que você vê muito frequentemente o mesmo anúncio em quase todas as páginas que você abre na internet? Provavelmente não, e provavelmente também você nunca se importou com isto, mas é importante você saber.
Sempre que você usa a internet, você deixa traços de suas atividades na rede, propositalmente ou não. Na linguagem da internet, esses traços são seus "digital footprints" ("pegadas digitais" em inglês). Portanto, se você tem visitado sites que você não gostaria que outras pessoas soubessem que o você os acessa, saiba que muitas pessoas que você nem imagina quem são já sabem disto, mesmo que você os acesse como "anônimo".

Imagine-se fazendo atividades rotineiras ou comuns na internet: checando e-mails, compartilhando artigos, notícias, arquivando mensagens (mesmo de pessoas de sua confiança), etc. Após um lanche ou em qualquer outro momento, você verifica aquele filme recomendado por um amigo no Facebook ou pesquisa preços de algo que você esteja interessado em comprar. Mesmo que você pesquise em poucos sites, nem de longe imagina que "terceiros" estão obtendo dados a seu respeito. Esses "terceiros" são pessoas e empresas que nada têm a ver com os sites que você visita, mas estão seguindo e gravando suas atividades. É por isto que, quando você abre alguns sites, você vê surgirem sugestões com a informação "recomendado para você". 
Esses dados sobre você são coletados através de "coockies". Os coockies são pequenos arquivos de informação que os websites e esses "terceiros" instalam em seu computador, celular ou qualquer dispositivo que você utilize para acessá-los para lembrar de suas preferências, seus gostos (tipos de filmes que gosta de assistir, de músicas que gosta de ouvir, etc.) e, desta forma, oferecer produtos e serviços que talvez lhe possam interessar cada vez que você utiliza a internet. Eis por que os anúncios que você vê não são os mesmos que são vistos no mesmo instante por outras pessoas que estejam acessando o mesmo site ou a mesma página. Eis também por que o mesmo anúncio parece surgir com muita frequência para você em qualquer site que você acesse.
Eis também por que você precisa ter extremo cuidado quanto à forma como você se relaciona com as pessoas nas redes sociais e nas mensagens particulares, com as postagens que você faz, com a forma como comenta em redes sociais, nos sites e nos blogs, mesmo que faça isto como "anônimo" ou usando um "nome fantasia". Por mais que você tente se ocultar, suas "pegadas digitais" revelam quem você é - inclusive para pessoas que você nem sabe quem são. Portanto, se você está entre essas pessoas que fazem postagens ou comentários racistas, pornográficos, etc., é bem provável que sua identidade já seja bem conhecida por pessoas que você nem faz ideia de quem sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.