terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pode Existir Vida em Outros Planetas do Sistema Solar

Foto: Edukavita
É possível
que existam 
plânctons e algas
em satélites de planetas 
como Júpiter e Saturno.



Cientistas da National Aerial and Space Administration ("Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço"/Nasa), a agência espacial dos Estados Unidos, acreditam que até 2025 será confirmada a existência de vida extraterrestre distante da Terra, mas ainda dentro dos limites do Sistema Solar - o sistema planetário ao qual a Terra pertence. Eles nao esperam confirmar a existência de "ETs" inteligentes, mas a de plânctons (como os da foto) e algas. A cientista-chefe Ellen Stofan disse que serão encontradas as primeiras evidências em até dez anos e confirmações definitivas em até 20 anos.
"Se nós sabemos onde procurar, sabemos como procurar", disse Ellen num recente debate transmitido pela Nasa TV sobre a possibilidade de existirem outros mundos habitáveis. Essa possibilidade amplia as expectativas de confirmação de existência de extraterrestres inteligentes. "Para a maioria dos casos, nós temos a tecnologia necessária e estamos no processo de implementá-la", revelou a cientista. Ela acredita que a Nasa está definitivamente no caminho certo para isto.
Os cientistas da Nasa se baseiam no fato de que existe muita água no Sistema Solar. Eles consideram quase confirmada a existência de oceanos de água salgada nas superfícies de Europa e Ganimedes (satélites de Júpiter) e Enceladus (satélite de Saturno). Esses dois planetas são enormes, e por isto têm forças gravitacionais muito intensas. Para os cientistas, isto faz a água em seus respectivos satélites manter-se líquida devido à forte pressão sobre os núcleos de seus átomos. Acredita-se por exemplo, que haja atividades vulcânicas nas profundezas oceânicas de Encedalus, suficientes para manter a água numa temperatura em torno de 93 graus. Os cientistas garantem que há motivos de sobra para supor que haja mais água nos oceanos dos três satélites do que em todos os oceanos da Terra somados. 
É claro que não se pode desconsiderar Marte, o "Planeta Vermelho", onde recentemente foi confirmada a existência de rios de água salgada. O próximo rover que será instalado em Marte em 2020 buscará sinais de que pode ter existido vida no planeta no passado, mas a principal missão dos astronautas que irão àquele planeta em 2030 será confirmar sinais de vida atuais. Como geóloga, Ellen disse que esse tipo de trabalho tem que ser presencial, é preciso abrir rochas para encontrar fósseis, e isto não pode ser feitos por instrumentos à distância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.