Naquela noite,
pilotos da FAB
viveram momentos inesquecíveis.
pilotos da FAB
viveram momentos inesquecíveis.
"OVNI" - não "óvni" - é a forma como se escreve corretamente a sigla que significa "Objeto Voador não Identificado". Um OVNI pode ser, mas nem sempre é, um artefato de origem extraterrestre. Como o nome indica, é um objeto em estudo cuja origem ainda não foi oficialmente confirmada. A ciência dedicada ao estudo dos OVNIs é a ufologia, cujo nome vem da junção de "UFO" com a palavra grega "logos", que significa "estudo". "UFO" significa "Unidentified Flying Object" ("Objeto Voador não Identificado" em inglês).
A ufologia brasileira é repleta de casos considerados "clássicos" principalmente desde 1950. Entretanto, o que os ufólogos consideram o mais importante é o ocorrido em 19 de maio de 1986, não somente por ter sido oficialmente reconhecido e confirmado pela Força Aérea Brasileira, mas principalmente por ter sido um caso com o maior número de OVNIs já vistos numa mesma ocorrência. A noite em que aqueles 21 OVNIs foram vistos e perseguidos por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) foi o tema principal em jornais, programas de rádio e televisão e debates no Brasil e em vários países.
Após a ocorrência, o então ministro da Aeronáutica, brigadeiro Otávio Moreira Lima, concedeu uma entrevista coletiva para falar a respeito. Um relatório da FAB confirmou que os OVNIs eram reais e que seus movimentos, em nada semelhantes aos de qualquer aeronave conhecida, pareciam ser executados por seres muito inteligentes.
Abaixo, uma das gravação liberada pela FAB. São conversas entre os pilotos dos aviões e opertadores de controle de tráfego aéreo de São Paulo (SP) e da Defesa Aérea. Esta é uma das 15 fitas cassette e revela o diálogo entre o piloto de um Caça F-5 e a Defesa Aérea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.