terça-feira, 7 de junho de 2016

Os aplicativos para combater insetos funcionam?

A resposta é "não",
mas é interessante 
saber o motivo.


Esta é uma pergunta que tem sido feita por alguns leitores. Porém, mais do que como pergunta, eu a considerei uma interessante sugestão para publicação. Embora eu já acreditasse que espantar quaisquer  insetos através de um aplicativo no celular seria impossível, pesquisei bastante sobre as opiniões de entomologistas (cientistas que estudam os insetos). Através disto aprendi por que os aplicativos não funcionam e por que há pessoas que acreditam no contrário. 
São farsas, então? Não. Pelo menos nem todos. Porém nenhum deles funciona. Nem mesmo os repelentes sonoros que são vendidos em supermercados. A crença de que os mosquitos e os pernilongos não suportam sons acima (ultrassons) ou abaixo (subsons) da capacidade humana de ouvir teve origem, segundo dizem, durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados americanos perceberam que, instantes antes das sirenes de alerta começarem a soar, os mosquitos desapareciam. No entanto os cientistas descobriram que os motivos poderiam ser outros, mas não eram os sons. 
Desde então, vários estudos feitos por entomologistas revelaram de que os de qualquer tipo não incomodam os insetos. Um deles, o americano Roger Gold, liderou uma equipe que durante décadas se dedicou a vários testes expondo mosquitos e pernilongos a sons ultrassônicos, subsônicos e audíveis (captáveis pela audição humana). Os aplicativos para celulares também foram testados e não funcionaram. 
No Brasil, o entombologista Eduardo Novaes Ramires chegou à mesma conclusão após passar 18 anos testando aparelhos para repelir insetos pelo som que são vendidos em supermercados. Ele também garante que os aplicativos não funcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.