sexta-feira, 22 de julho de 2016

Como Tornar o Telemarketing Útil sem Causar Incômodos

A maioria das pessoas
se irrita 
quando recebe esses telefonemas.
No entanto,

o telemarketing
pode ser realizado 
de maneira mais proveitosa
para os clientes
e para a empresa.


Com frequência, funcionários de empresas ligam para residências para oferecer produtos e serviços. Em outros casos, ao atender à chamada em sua residência, a pessoa ouve uma gravação feita por alguém que se identifica como um cantor ou qualquer outra pessoa famosa. O lado inconveniente disto é que as pessoas em casa poderão não se interessar pelo que lhes está sendo oferecido. Poderão estar ocupadas, fazendo algo importante para elas, ou descansando, dedicando-se a outras pessoas da família, etc. A dona de casa que está cuidando de alguma coisa na cozinha ou em qualquer parte da casa, o estudante ou alguém que pretende participar de um concurso público e que está se preparando para uma prova, enfim alguém da família que está fazendo alguma coisa importante interrompe sua ocupação para atender à chamada por considerar que pode ser algo importante ou urgente, e aí ouvirá uma pessoa lhe oferecendo o que não lhe interessa, nem às outras pessoas da família. 
Há situações em que há recém nascidos nas residências, e aí o bebê, que pode estar dormindo, acorda assustado por causa do barulho do telefone, proveniente de uma chamada que não é importante para a família. Há também casos de idosos, pessoas doentes, etc., que precisam receber das outras pessoas da família atenções que são interrompidas pelas chamadas. Em outras palavras: seja durante o dia ou à noite, em qualquer horário, uma ligação telefônica dessas para as residências tem mais possibilidades de causar incômodos e aborrecimentos do que de satisfazer a desejos ou necessidades dos clientes. Essas coisas fazem com que a maioria das pessoas que poderiam ser potenciais clientes da empresa se afaste dela. Ao invés de se lembrar dela como a empresa que oferece aquilo que ela deseja, lembrar-se-ão dela como "aquela empresa chata que liga lá pra casa sempre nos momentos mais inconvenientes". O que fazer, então?
Há uma forma de usar o serviço de telemarketing de maneira bem mais proveitosa do que fazer os funcionários ligarem para as residências para tentar vender seja lá o que for. As empresas podem continuar investindo em propagandas comerciais através da televisão, do rádio, dos jornais, etc., e principalmente através da Internet. Cresce no país, assim como no mundo, o número de pessoas e de famílias que acessam a internet diariamente. As empresas podem e devem continuar divulgando seus produtos e serviços através da mídia (rádio, televisão, etc.) e, ao mesmo tempo, disponibilizar sites e blogs com informações sobre suas atividades. As pessoas interessadas em seus produtos e serviços os buscarão na internet e os encontrarão nesses sites e blogs.
Há também a vantajosa possibilidade, já muito usada por muitas empresas, de oferecer seus produtos e serviços através dos anúncios publicados em blogs como este. O retorno é muito maior e os preços que os anunciantes pagam é bem menor do que os gastos que fariam com telefonemas dados para tantas residências várias vezes por dia. Aí, sim, vem a vantagem do uso adequado do telemarketing. Quando os clientes se interessarem pelos anúncios que eles viram, procurarão o site da empresa para obter mais informações. No site, a empresa deve expor ao cliente um espaço do tipo "Fale Conosco", para que ele exponha o que deseja saber e, se desejar, exponha o número do telefone para receber contatos. Quando o funcionário do telemarketing ligar para essa pessoa, já não será mais um incômodo, pois ela já está aguardando o telefonema. 

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