"Intolerância", na Internet, não é apenas um comentário ou uma postagem racista. Não é apenas algo como o cyberbullying. É muito mais do que isto. Os dicionários nos ensinam que "intolerância" é "falta de condescendência em qualquer situação". A falta de condescendência é a incapacidade de aceitar opiniões diferentes. É não respeitar opiniões, atitudes, crenças, etc., das outras pessoas.
Nas redes sociais online, muita gente que se diz contra a Intolerância também a pratica. São contra postagens ou comentários racistas, mas criticam negativamente uma pessoa famosa por causa de uma cirurgia plástica no nariz, as roupas que ela usa, etc. Revelam-se incomodadas por algo que, se não nos faz bem, também não nos faz mal. É uma demonstração de intolerância o que está ocorrendo atualmente: postagens e comentários contra pessoas que estão aderindo a uma campanha contra o câncer trocando suas fotos de perfil coloridas por fotos em preto e branco.
Outra comprovação de intolerância muito comum no Facebook quando alguém expõe uma opinião numa postagem. Alguém expõe um comentário à mesma postagem revelando uma opinião contrária. O autor da postagem não gosta do comentário e o exclui ou exclui o comentarista de sua lista de amigos. Se o comentário não continha palavrões, termos chulos ou ofensas, não há razão para a exclusão. Portanto, a exclusão é um ato de intolerância.
O autor da postagem precisa saber que, ao fazer uma postagem expressando uma opinião ou uma crítica, surge automaticamente, abaixo desta, o espaço para as pessoas comentarem. "Comentar" significa "dar opinião contrária ou favorável". Não aceitar um comentário ou excluí-lo só por ele ser contrário é desrespeitar o direito da pessoa comentar. O Facebook dá ao autor da postagem o direito de excluir comentários, mas cabe a ele a ética em manter comentários contrários e não ofensivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.