sábado, 27 de agosto de 2016

Campanha Contra o Câncer no Facebook: Desafio Aceito.

Uma simples troca de fotografia
se torna uma importante mensagem
para o mundo inteiro.


Em anos anteriores, quando se aproximavam o Dia das Crianças e o Natal, havia em várias redes sociais online uma campanha na qual os participantes trocavam suas fotos por figuras de personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados. O objetivo era combater a pedofilia. Eu vi a possibilidade de que os participantes podiam ser vítimas de golpes quando eu soube que as figuras eram oferecidas para que os participantes as escolhessem.
Desta vez, porém, a coisa é diferente: o usuário da rede social não precisa baixar figuras. Portanto, não corre o risco de, por exemplo, abrir um link para alguém ter acesso a seus dados pessoais. Para participar da campanha contra o câncer, ele apenas terá que substituir uma foto de si mesmo colorida por outra de si mesmo em preto e branco.
Algumas pessoas são contra. Acham que isto é uma bobagem e que quem quiser colaborar contra o câncer ou qualquer outra doença deve doar sangue ou medula óssea. No entanto, essas pessoas precisam lembrar alguns detalhes importantes:
- Não são aceitas doações de pessoas que em algum momento na vida sofreram algum tipo de cirurgia. 
- Em alguns casos, não são aceitas doações de pessoas com mais de 60 anos de idade.
- Nem todo mundo mora perto de locais de doações ou tem acesso fácil a eles.

Portanto, há muitas pessoas que gostariam de fazer essas doações, visitar portadores da doença, levar-lhes palavras confortantes, mas não podem, e cada qual sabe de suas razões. Neste caso, a simples troca de foto não é apenas uma simples troca de foto. Quando essas coisas acontecem na Internet, elas logo chegam a quase todos os países do mundo em curtíssimo espaço de tempo.
A Internet é uma rede mundial. Por isto, no Facebook, a rede  social mais usada no mundo, a simples troca de uma foto colorida por uma em preto e branco se transforma numa mensagem entendida em todos os idiomas, por pessoas que a recebem em qualquer lugar do mundo. É uma forma de aqueles que talvez não possam fazer o que gostariam fazer pelo menos o que podem e, com isto, incentivar ainda mais os que podem fazer muito mais. Além disto, é muito provável que muita gente que está trocando as fotos também seja doadora, faça visitas a doentes, etc. Muita gente que faz isto não nos conta - nem tem que nos contar - que o faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.