quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Caçada Virtual com Perigo Real

O perigo
não está no jogo.
Está nos locais
onde estão os jogadores.


O "Pokémon Go", também conhecido como "Caçada aos Pokémons", já chegou ao Brasil e, ao que parece, já causou problemas graves. Há informações de que causou problemas sérios no Promoçãoaraná e no Espírito Santo.
O jogo é disponibilizado através de um aplicativo gratuito para usuários de celulares com sistemas Android e iOS. O aplicativo transforma a tela do celular num cenário virtual, como mostra a foto (Arquivo Google). Com a ajuda do Google Maps, o jogador se movimenta nas ruas da cidade para capturar os monstrinhos imaginários. 
A ideia é fazer com que os jovens saiam de casa e se movimentem. Entretanto, especialistas em segurança pessoal alertam: o jogo distrai as pessoas tornando-as vítimas fáceis para os criminpdos. Há informações de que em Vila Velha, no Espírito Santo, um adolescente teve seu iPhone roubado enquanto procurava Pokémons.
Também há relatos sobre dois casos ocorridos no Paraná. Em Curitiba, a capital do estado, um jovem foi atropelado por um carro. Num outro local, um menino e uma menina caíram nas águas de um rio e foram levados pela correnteza. Em ambos os casos, testemunhas disseram que as vítimas caçavam Pokémons. 
Na internet, algumas pessoas contestaram essas informações. O fato é que coisas assim podem ocorrer enquanto as pessoas concentram suas atenções no jogo. Não é demais lembrar que, em casos de assaltos, muitos criminosos costumam matar suas vítimas para ficar com os celulares delas, mesmo sem que essas pessoas reajam.
O perigo, portanto, não está no jogo. Está nos locais onde estão os jogadores. As ruas e locais públicos em geral, num bairro ou em qualquer local de uma cidade não são locais adequados para isto. Locais onde haja rios, lagos, barrancos, também não.
Eu tenho uma sugestão a fazer aos jovens que brincam de caçar Pokémons. Ao invés de ficar correndo o risco de serem atropelados ou assaltados enquanto correm atrás de "bichinhos" que não existem, e já que vocês gostam de aplicativos para brincar, façam o seguinte:
No celular de vocês, tem um aplicativo: o Play Store ou Google Play Store. Abrindo-o, vocês encontram outros aplicativos gratuitos que ensinam matemática, geografia e diversas outras ciências. São aplicativos gratuitos para vocês estudarem. Ao invés de ir atrás de coisas irreais, preparem-se para o futuro de vocês desde já, que será real e não será fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.