quinta-feira, 4 de agosto de 2016

"Promoção" Não Significa "Desconto" Nem "Preço Menor".

Os produtos em promoção
são sempre expostos nos locais de venda com mais destaque
mas nem sempre com preços menores.
(fotos: Poli Consultoria)
No comércio,
o que as pessoas
chamam de "promoção"
na verdade tem outro nome:
"marketing promocional".



Às vezes, numa loja, ouvimos as pessoas dizerem, surpresas com os preços altos altos de alguns produtos: "Ué!...Mas não estavam em promoção?". Talvez os produtos realmente estejam em promoção. É que, no comércio, "promoção" não significa "produto mais barato". O marketing promocional, popularmente conhecido como "promoção", nada mais é do que a prática do merchandising. A partir de 2011, sua definição ganhou novas formas de entendimento que nos levam a concluir que se trata da promoção de um produto ou um serviço, ou sua marca, para que os consumidores ou clientes percebam seu valor de modo que vejam isto como algo mais importante do que simplesmente o preço. 
As atividades promocionais aplicadas a produtos, serviços e marcas são feitas buscando a interação entre esses itens e seu público-alvo (o tipo específico de consumidores ou clientes a quem eles possam interessar) para promover as vendas. Vem daí, portanto, o nome "promoção". É desnecessário dizer que a promoção visa atrair mais consumidores e clientes, pois este o principal objetivo de qualquer atividade do marketing. Esse tipo de promoção visa, como eu já disse, incrementar a percepção do valor do produto usando-se técnicas e pontos de contato (locais de venda, visitas domiciliares, etc.) com destaques que ativem a compra.
Isto quer dizer que "promoção" não tem relação alguma com "desconto". O desconto é uma das muitas formas de promoção. A promoção se concretiza quando a pessoa que aproveitou dia para várias outras: "Comprei o produto tal, na loja tal, e custou o preço tal." Ou seja: o desconto não foi a promoção; a promoção propriamente dita foi ativada pela pessoa que comprou o produto. É uma forma de comunicar sobre o produto e fazer com que as pessoas que os compram estendam essa comunicação.

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