domingo, 25 de setembro de 2016

Estudantes querem saber: "Por que sociologia, filosofia e história são importantes para alunos do ensino médio?"

A polêmica
sobre a MP para reforma na educação
fez alunos
fazerem a pergunta.

O Ministério da Educação anunciou recentemente uma reforma no sistena de ensino no Brasil retirando a obrigatoriedade de disciplinas como Sociologia, Filosofia e História no ensino médio. Na sexta-feira passada, o ministério  anunciou um novo texto tornando estas mesmas disciplinas novamente obrigatórias. Entretanto, ainda há estudantes de ensino médio querendo saber por que essas disciplinas são tão importantes para eles.
Para entender isto é preciso entender quais são os objetivos da Sociologia, da Filosofia e da História. Somente quando o aluno entende esses objetivos - que na verdade são muito fáceis de ser explicados - ele é capaz de entender a Importância dessas disciplinas em sua vida.

Sociologia:

A sociologia não é um conjunto de conhecimentos que interessem apenas a sociólogos. É uma disciplina sobre o comportamento das pessoas em relação ao meio em que elas vivem e de seus processos de relacionamento em família, associações, instituições (igrejas, locais de trabalho, escolas que frequentam, condomínios, bairros onde moram etc.). A sociologia ajuda o ser humano a entender a si mesmo como dependente de outros seres humanos e as formas individuais e coletivas de interação.

Filosofia:

A filosofia analisa os problemas fundamentalmente relacionados à existência, ao conhecimento, ao discernimento do que é a verdade e de valores morais, ao pensamento e à linguagem. Num sistema de ensino - principalmente num sistema tão precário quanto o do Brasil - a filosofia é um importante complemento a todas as outras disciplinas porque auxilia na ênfase a argumentos racionais. É, portanto, indispensável no ensino médio e em todos os níveis de ensino.

História:

A História não é um mero conjunto de conhecimentos sobre fatos passados. Ela traz o entendimento de fatos recentes com base nas razões que acarretaram eventos passados. Os estudos sobre fatos antigos e recentes nos permitem verificar com maior nitidez toda a informação requerida e arquivada em todas as línguas e entre todas as culturas. Isto nos permite entender melhor muitos fenômenos sociais, políticos e econômicos que dizem respeito a nós mesmos.
Estes detalhes são suficientes para entendermos o quanto estas disciplinas são importantes para que os alunos, já no ensino médio, entendam muitas realidades relacionadas às suas próprias vidas atuais e futuras. Isto é fundamental para o desenvolvimento social e futuramente profissional de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.