No vídeo,
a explicação do líder dos da equipe suíça
e as
imagens dos testes
com um usuário de cadeira de rodas.
A empresa japonesa Nissan e a Ecole Polytechnique Federale de Lausane (EPFL), da Suíça, estão atuando em parceria no desenvolvimento de um sistema que permite que o motorista controle um carro usando sua forma mental. O sistema se baseia num trabalho já realizado por cientistas da Alemanha.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Berlim, na Alemanha, usaram um simulador de BMI ("Brain-Machine Interface" - "Interface Cérebro-Máquina" em inglês). O sistema permite que o motorista faça o carro parar usando sua mente, com um resultado 130 milésimos de segundo mais rápido do que através dos tradicionais processos mecânicos. Baseando-se nisto, os cientistas suíços desenvolveram um sistema que permite que deficientes físicos controlem o carro usando suas capacidades mentais.
Sob a liderança do professor da EPFL, José Del R. Millán, a equipe da ERFL está estudando métodos que permitam prevenir as intenções do motorista. Através de sensores numa espécie de touca usada pelo motorista (veja no vídeo), eles coletam dados do cérebro considerando o local em que o carro está sendo dirigido, as condições da estrada, etc. O objetivo é obter uma combinação entre a mente do motorista e as informações do carro para evitar conflitos entre os dois elementos e garantir segurança. Segundo a Nissan, o sistema poderá prever o que o motorista desejará fazer enquanto dirige (ultrapassagem, mudança de faixa, aumento ou diminuição da velocidade, etc.) para ajustar a manobra de forma segura.
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