quarta-feira, 20 de junho de 2012

Código QR do Facebook pode ser captado por satélites

Este  exemplo de código QR 
é um link para a página inicial da Wikipedia.







Um código QR que pode ser visto do espaço
pode, certamente,
ser captado por satélites. 










Um artigo exposto no site SlashGear desde março passado está atraindo muita atenção. Entretanto, creio que os usuários que tomam todos os devidos cuidados quanto ao que publicam em redes sociais não terão motivos para preocupações. Só terão motivos para se preocupar os que utilizam a internet para dar golpes ou cometer qualquer tipo de crime e os que expõem postagens ou comentários com palavrões, assuntos muito pessoais, etc. Segundo o artigo publicado por Mark Rabin, o Facebook expôs na cobertura do edifício onde funciona o novo escritório da empresa operadora da rede social fundada por Mark Zuckerberg - em Menlo Park (Califórnia, EUA) - um código QR de dimensões tão gigantescas que pode ser visto do espaço. 
O código QR é um código de barras exposto geralmente em forma de um quadrado, como o da ilustração acima. Outros são retangulares, semelhantes a uma faixa. Qualquer código QR pode ser facilmente escaneado através de telefones celulares equipados com câmeras, pode ser convertido num trecho de texto interativo, num endereço URI, num número de telefone, numa localização georreferenciada, num e-mail, num SMS, etc. 
Segundo a Wikipedia, os primeiros códigos QR foram criados para catalogar peças durante o processo de montagens de veículos. A partir de 2003, eles passaram a ajudar os usuários de telefonia celular a armazenar dados através de câmeras fotográficas. Atualmente são muito comuns em revistas e propagandas, para guardar URIs, endereços, informações pessoais detalhadas, etc. 
Quanto ao gigantesco código QR do Facebook, se pode ser visto do espaço, pode ser detectado por satélites. É bem provável que todas as empresas prestadoras de serviços via Internet (redes sociais online, blogues, sites, etc.) e de serviços de informação, telecomunicação, etc., sigam o mesmo exemplo adotando o mesmo sistema ou outros equivalentes. 

Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.