sexta-feira, 15 de junho de 2012

Inverno no Brasil começará no dia 20 às 23h09m

Tem gente que não acredita
que uma estação do ano
tenha dia e hora certa 
para começar. 
Mas tem, sim.




O inverno de 2012 está previsto para começar em 20 de junho, às 23h09m - horário de Brasília. Apesar de muitas pessoas duvidarem que uma estação do ano tenha data e horário certos para começar, a previsão sempre acontece. Não é de fato apenas uma "previsão", é de fato algo resultante de uma série de cálculos feitos com base num sistema trabalhoso que envolve astrônomos, matemáticos, etc.

Como os cálculos são feitos?

O inverno no Hemisfério do Sul - a metade do planeta que fica abaixo da linha imaginária do Equador, e na qual está o Brasil - começa no momento exato em que se inicia o verão no Hemisfério Norte. É o momento exato em que os raios do sol atingem  verticalmente sobre os trópicos de Câncer ou de Capricórnio. Isto sempre acontece numa data entre 20 e 24 de junho. Quando ocorre o solstício, o período diurno se torna mais longo no Hemisfério Norte e a noite se torna mais curta no Hemisfério Sul. Em contrapartida, ao final da estação (verão no Hemisfério Norte e inverno no Hemisfério Sul), que ocorre numa data entre 20 e 24 de dezembro, o período diurno se torna mais curto no Hemisfério Norte e a noite é mais prolongada na outra metade do planeta. O solstício de verão sempre ocorre entre 7 e 9 horas, pela manhã, nos Estados Unidos. Portanto, no Hemisfério Sul, o inverno sempre começa entre 21 e 24 horas, de acordo com o horário de Brasília. 
Durante o período em que a Terra se movimenta em torno do Sol (1 ano), há momentos em que o planeta fica mais próximo (periélio) e momentos em que fica mais afastado do Sol (afélio). Durante o periélio, a velocidade da Terra em órbita do Sol aumenta; durante o periélio, diminuiu. Por isto, no solstício de verão no Hemisfério Norte (inverno aqui), os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Câncer. Isto facilita os trabalhos dos cientistas, que estabelecem a duração dos dias durante as estações do ano com 12 horas diurnas e 12 horas noturnas nas regiões por onde passa a linha do Equador, que divide a Terra formando os dois hemisférios.
Os solstícios na linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longos, mas podem ser observados à luz do dia, no Hemisfério Norte, quando o sol atinge a menor elevação aparente ao meio-dia local. Por isto, nas linhas dos trópicos de Câncer e de Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem perpendicularmente, como mostra a ilustração "A". Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o período diurno ou o noturno duram 24 horas ininterruptas de acordo com a estação (inverno ou verão), como mostra a ilustração "B". 


Fonte: "The Wprld Almanac" - Editora Andrews and Macmeel - Kansas Ciy, KA - Estados Unidos.
Ilustrações: Wukipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.