quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Médicos alertam: não há provas de que o alpiste ajuda a curar doenças.

Segundo os médicos,
não há como garantir que a ingestão de alpiste
ou de leite de alpiste
possa curar ou ajudar no tratamento
de qualquer doença. 
Realmente, quando o assunto é saúde (ou doença), não se pode dar crédito a qualquer coisa publicada na internet ou mesmo em revistas dignas de credibilidade.  Vários sites e blogues, e até mesmo uma apresentação no Power Point, contêm informações de que o alpiste e o leite de alpiste são bons para tratamento e até mesmo a cura de doenças. Eles citam fontes como universidades, departamentos de saúde  e medicina, etc., mas os médicos alertam para o cuidado necessário. Entre essas doenças, as informações incluem o diabetes, mas não especificam qual tipo de diabetes - I ou II. 
Também é preciso lembrar que ninguém precisa ser um médico para estar atento ao fato de que "alimento" e "medicamento" não são a mesma coisa. Portanto, o alpiste e o leite de alpiste podem até sere usados como alimentos, mas não se deve depositar neles a esperança de alguma cura. Em vez disto, é melhor interessado perguntar antes ao médico de sua confiança. 
Informações sobre dietas "milagrosas" que garantem um corpo "perfeito" com um mínimo de esforço ou sem esforço algum são muito comuns na Internet, em livros e revistas. O "leite" de alpiste que vem sendo divulgado não é leite, é uma mistura de sementes de alpiste e água. Endocrinologistas (*) e metabologistas (**) informam que as sementes de alpiste são altamente ricas em proteínas, mas alertam que isto não garante sucesso no tratamento de doenças porque não existem dados que confirmem que elas tenham todos os aminoácidos dos quais nós necessitamos. "Aminoácidos" são moléculas que formam proteínas, e os médicos dizem que não existe alimento algum, de origem animal ou vegetal, que forneça todos os aminoácidos que o corpo necessita.  

(*) Médicos especialistas em problemas das glândulas endócrinas (que produzem hormônios).
(**) Médicos especialistas em doenças relacionadas ao metabolismo (reações químicas que ocorrem no corpo para formar moléculas). 

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.