quarta-feira, 24 de julho de 2013

Diferenças entre "Sinergia" e "Sinergismo"

A palavra "sinergia"
é amplamente utilizada por nós com significado
de bom relacionamento entre duas ou várias pessoas, 
mas surgiu de um conceito científico.



Sob o ponto de vista social, a palavra "sinergia" é muito utilizada para significar cooperação mútua ou o melhor nível possível de entendimento e convívio entre duas ou várias pessoas. É uma palavra de origem grega, sendo que "synergia" a impossibilidade de prescrever o resultado a ser atingido, ressaltando que esse resultado provém de uma união de esforços. Quando um grupo de elementos realiza uma ação, é impossível prever o resultado analisando apenas cada elemento: é preciso somar as capacidades de cada um deles. A sinergia é o resultado dessa soma. 
Em astronomia, quando o Sol, a Terra e a Lua são estudados separadamente, não são profundamente consideradas as relações que há entre eles, mas quando os três elementos são estudados em conjunto, verifica-se uma sinergia proveniente da combinação entre suas forças gravitacionais, seus movimentos, etc. Na verdade essa sinergia se estende por todo o Universo. Basta observarmos a ilustração abaixo para percebermos uma sinergia resultante da sincronia de movimentos ente as galáxias. 


Uma constelação é um conjunto de estrelas, sendo que todas ou algumas são ou podem ser centros de sistema planetários como o Sistema Solar, no qual se encontra a Terra. Cada galáxia contém bilhões de constelações. Cada planeta se movimenta em torno da estrela em conformidade com os movimentos de todos os planetas do seu sistema, e ao mesmo tempo em conformidade com os movimentos da própria estrela. Cada estrela se movimenta em conformidade com toda a constelação. Cada constelação, em conformidade com todas as outras. Os movimentos de toda a galáxia e tudo que nela existe ocorrem em conformidade com os de todas as outras galáxias. O resultado de tudo isto é a sinergia que abrange todo o Universo - a sinergia universal. 
"Sinergia" não é o mesmo que "sinergismo". A palavra "sinergismo" se relaciona a questões religiosas. Os teólogos cristãos chamam de "sinergismo" à teoria que diz que cada pessoa é a principal responsável por sua própria salvação ou perdição. Outra teoria cristã, que se contrapõe a esta, é o monergismo, que garante que a própria pessoa não é responsável por sua salvação ou perdição, e que esta é uma decisão que só pode ser tomada por Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.