sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Google cria novos meios contra pedofilia na Internet

As novidades:
antes de realizar qualquer tarefa, o usuário tem que clicar no novo botão "iniciar sessão" ("sign-in"), digitar suas credenciais no Google e rever permissões do Google Mais ("Google Plus" ou "Google +").





Por mais que as empresas que oferecem serviços de Internet prometam a criação de meios eficazes para remover conteúdos de pedofilia e denunciar quem os compartilha, na maioria dos casos isto demora a ocorrer. Isto acontece porque não existe um sistema unificado para identificar e remover imagens (fotos, desenhos e vídeos) e/ou textos que contenham indícios de pedofilia ou de qualquer outro tipo de crime. Porém, pelo menos as empresas estão fazendo algo na tentativa de resolver este problema, o que já é uma ótima notícia.
O Google, por exemplo, está criando um novo sistema tecnológico que permite com maior facilidade a troca de informações sobre pedofilia entre websites, órgãos governamentais e organizações não governamentais (ONGs). As novidades que já estão funcionando são as mostradas na ilustração acima e explicadas nas letras em vermelho. As demais estão ocorrendo sucessivamente todos os dias e, por motivos óbvios, ainda não podem ser reveladas. O que se pode dizer é que o objetivo será remover imagens marcadas como pedofilia do maior número possível de sites ao mesmo tempo. 
O sistema inclui um banco de dados global de imagens e códigos que ajudam todas as empresas de tecnologia a identificar postagens com conteúdo de pedofilia onde quer que elas estejam, em qualquer lugar do mundo. Feito isto, essas postagens serão bloqueadas imediatamente e relatadas. O Google abriu também um fundo de US$ 2 bilhões (dois bilhões de dólares) para que desenvolvedores independentes criem novas ferramentas de combate à pedofilia. 
No Brasil, a pedofilia é a que gera o maior número de denúncias entre os tipos de crimes cometidos através da Internet. Portanto, essa iniciativa da empresa americana deve ser vista com bons olhos e incentivada pelos brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.