Algumas críticas contrárias, outras favoráveis,
mas não se pode dizer
que o leilão
não atraiu
as atenções do mundo.
Wall Street Journal (Estados Unidos)
O mais famoso jornal sobre economia do mundo afirma que o Brasil deu um grande passo adiante ao leiloar o Campo de Libra e vendê-lo para o consórcio formado pela Petrobras e pelas multinacionais Shell e chinesas. Por outro lado, a mesma reportagem dos jornalistas John Lions e Jeff Fick diz que a questão de como desenvolver melhor os novos campos se tornou altamente polêmica. Ao mesmo tempo, destaca que, apesar do Brasil ainda ser principalmente importador de petróleo, os campos de pré sal existentes no nosso país são cruciais para que que ele se torne um potencial exportador. Num passado recente, grandes negócios envolvendo empresas chinesas na América Latina despertaram as atenções dos Estados Unidos em uma região com grandes ligações econômicas com o país norte americano. No entanto, segundo a BBC Brasil, a reportagem cita uma especialista que teria dito que os interesses chineses na América Latina são motivados muito mais por razões econômicas do que políticas.
Revista Der Spiegel (Alemanha)
Segundo a BBC Brasil, a revista alemã Der Spiegel diz que "o Brasil leiloou um tesouro por uma pechincha". Além disto, destaca que a extração de petróleo da camada de pré sal brasileira causará riscos enormes para o mar e a fauna marinha, e que as praias também serão muito prejudicadas.
Num artigo publicado em seu site, a Der Spiegel destaca que a área em que situa o Campo de Libra inclui uma das mais belas e populosas regiões litorâneas do Brasil. O texto diz que a ganância pelos recursos naturais foi maior do que a preocupação com as consequências ambientais.
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.