Não basta dizer
ao seu filho ou à sua filha
ao seu filho ou à sua filha
que ele ou ela
tem que estudar.
Você tem que ajudá-lo(a) a estudar.
Ser pai ou mãe não significa apenas ter filhos ou filhas, significa participar muito nas vidas deles desde antes de seus nascimentos e principalmente ajudando-os na aprendizagem escolar desde seus primeiros dias de aulas. Cada aprendizado que uma criança conquista é motivo de orgulho para pais e mães, mas infelizmente nem todos eles tem consciência de que necessitam participar muito no processo de aprendizagem escolar dos filhos. Eles acham que ensinar as crianças a ler e a escrever é função apenas das escolas. O papel principal tem que ser assumido não somente pelos pais e mães, mas por toda a família.
Os pais e as mães ficam mais apreensivos quando as crianças está na fase de aprender a ler e a escrever - entre os cinco e os oito anos de idade. Alguns acham que o desenvolvimento de seus filhos está lento, outros comparam os históricos escolares de seus filhos com os deles mesmos e acham que a criança tem que seguir os exemplos do pai ou da mãe.
Há também pais (a partir daqui passo a suar tal palavra para designar pais e mães) que tentam alfabetizar os filhos antes dos professores. Mesmo que a intenção seja boa, é preciso ter muito cuidado neste caso: isto pode não dar certo e até causar problemas mais tarde. Existem algumas "dicas" bem fáceis que podem ser usadas todos os dias sem tomar muito do seu tempo. Por exemplo: contar histórias, deixar bilhetes na porta da geladeira, deixar que as crianças vejam você fazendo sua lista de compras e dizendo os nomes dos itens em voz alta enquanto escreve, são alguma indicadas pela revista "Educar para Crescer", da Editora Abril.
A função de alfabetizar seus filhos formalmente é dos professores, mas você, como pai ou mãe, tem a obrigação de ajudar no que puder e sempre que puder. De preferência, todos os dias. Isto é mais simples do que talvez você imagine. A pedagoga Cida Sarraf, de São Paulo (SP), diz que você pode inserir seus filhos no mundo das letras criando hábitos de leitura e escrita diários e desde o primeiro dia de aula na escola. Você pode também comprar um jogo de dominó, por exemplo, jogar com eles nos momentos de folga em casa, e sempre que jogar, mostrar as regras do jogo e lê-las junto com eles, explicando-lhes o que elas significam. Isto não somente os incentivará a ler como também lhes ensinará a importância de serem honestos e obedecerem às regras na vida. Maria Cláudia Soldahl Rebelato, assessora pedagógica em produção de material didático em Curitiba (PR), diz que quando as crianças são inseridas nessas atividades rotineiramente, elas percebem desde cedo a função real da escrita e da leitura são importantes para elas. Isto explica por que, numa sala de aula de primeiro ano, geralmente o pressor se vê diante de alunos que já começam a se desenvolver bem e outros nem tanto: os que se desenvolvem bem tem o apoio dos pais, das mães e de outros familiares em casa; os outros, não.
Existem 11 dicas fáceis de ser seguidas diariamente: deixar bilhetinhos na porta da geladeira ou do banheiro, preparar receitas culinárias na presença das crianças, ler histórias junto com elas, ser você mesmo(a) um modelo de leitor, ler com elas rótulos de embalagens, fazer listas de compras com elas, fazer os convites de aniversário com elas, montar uma agenda de telefones e endereços com elas, apontar os materiais escritos com elas e principalmente respeitar o ritmo de aprendizagem de cada uma das crianças.
Em suma: você precisa fazer com que seu lar seja um ambiente alfabetizador. Segundo as autoras do livro "Psicogênese da Língua Escrita", atitudes como simplesmente colocar a palavra "mesa" na mesa ou a palavra "cama" na cama, etc., como muita gente faz, não ajuda em coisa alguma. Os pais e mães tem que arranjar tempo para ler livros de histórias infantis ou infanto-juvenis junto com os filhos, e realizar com eles outro tipos de leitura dentro de uma função comunicativa.
Não basta ajudar apenas na alfabetização. É preciso ajudar filhos e filhas a estudar corretamente. Com este objetivo, o coordenador de Ensino Fundamental 2 da Escola Albert sabin, em São Paulo (SP), Laércio da Costa Carrer, propõe um teste a ser feito pelos pais e pelas mães de estudantes em qualquer idade. Para participar do teste, acesse-o peloo link da revista "Educar para Crescer".
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/testes/prova.shtml
Fonte: revista "Educar para Crescer" online.
Os pais e as mães ficam mais apreensivos quando as crianças está na fase de aprender a ler e a escrever - entre os cinco e os oito anos de idade. Alguns acham que o desenvolvimento de seus filhos está lento, outros comparam os históricos escolares de seus filhos com os deles mesmos e acham que a criança tem que seguir os exemplos do pai ou da mãe.
Há também pais (a partir daqui passo a suar tal palavra para designar pais e mães) que tentam alfabetizar os filhos antes dos professores. Mesmo que a intenção seja boa, é preciso ter muito cuidado neste caso: isto pode não dar certo e até causar problemas mais tarde. Existem algumas "dicas" bem fáceis que podem ser usadas todos os dias sem tomar muito do seu tempo. Por exemplo: contar histórias, deixar bilhetes na porta da geladeira, deixar que as crianças vejam você fazendo sua lista de compras e dizendo os nomes dos itens em voz alta enquanto escreve, são alguma indicadas pela revista "Educar para Crescer", da Editora Abril.
A função de alfabetizar seus filhos formalmente é dos professores, mas você, como pai ou mãe, tem a obrigação de ajudar no que puder e sempre que puder. De preferência, todos os dias. Isto é mais simples do que talvez você imagine. A pedagoga Cida Sarraf, de São Paulo (SP), diz que você pode inserir seus filhos no mundo das letras criando hábitos de leitura e escrita diários e desde o primeiro dia de aula na escola. Você pode também comprar um jogo de dominó, por exemplo, jogar com eles nos momentos de folga em casa, e sempre que jogar, mostrar as regras do jogo e lê-las junto com eles, explicando-lhes o que elas significam. Isto não somente os incentivará a ler como também lhes ensinará a importância de serem honestos e obedecerem às regras na vida. Maria Cláudia Soldahl Rebelato, assessora pedagógica em produção de material didático em Curitiba (PR), diz que quando as crianças são inseridas nessas atividades rotineiramente, elas percebem desde cedo a função real da escrita e da leitura são importantes para elas. Isto explica por que, numa sala de aula de primeiro ano, geralmente o pressor se vê diante de alunos que já começam a se desenvolver bem e outros nem tanto: os que se desenvolvem bem tem o apoio dos pais, das mães e de outros familiares em casa; os outros, não.
Existem 11 dicas fáceis de ser seguidas diariamente: deixar bilhetinhos na porta da geladeira ou do banheiro, preparar receitas culinárias na presença das crianças, ler histórias junto com elas, ser você mesmo(a) um modelo de leitor, ler com elas rótulos de embalagens, fazer listas de compras com elas, fazer os convites de aniversário com elas, montar uma agenda de telefones e endereços com elas, apontar os materiais escritos com elas e principalmente respeitar o ritmo de aprendizagem de cada uma das crianças.
Em suma: você precisa fazer com que seu lar seja um ambiente alfabetizador. Segundo as autoras do livro "Psicogênese da Língua Escrita", atitudes como simplesmente colocar a palavra "mesa" na mesa ou a palavra "cama" na cama, etc., como muita gente faz, não ajuda em coisa alguma. Os pais e mães tem que arranjar tempo para ler livros de histórias infantis ou infanto-juvenis junto com os filhos, e realizar com eles outro tipos de leitura dentro de uma função comunicativa.
Não basta ajudar apenas na alfabetização. É preciso ajudar filhos e filhas a estudar corretamente. Com este objetivo, o coordenador de Ensino Fundamental 2 da Escola Albert sabin, em São Paulo (SP), Laércio da Costa Carrer, propõe um teste a ser feito pelos pais e pelas mães de estudantes em qualquer idade. Para participar do teste, acesse-o peloo link da revista "Educar para Crescer".
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/testes/prova.shtml
Fonte: revista "Educar para Crescer" online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.