Qualquer que seja
a profissão
que você escolherá ou já exerce,
poderão surgir momentos
em que você necessitará
do domínio da oratória.
a profissão
que você escolherá ou já exerce,
poderão surgir momentos
em que você necessitará
do domínio da oratória.
Esta é uma sequência da explanação que já fiz no artigo anterior.
Deste vez, para ilustrar este artigo,
trago duas das mais importantes autoridades em oratória no Brasil atualmente:
Dany Padilla e Mário Persona.
Dany Padilla e Mário Persona estão entre os mais conceituados especializados em consultorias de marketing, de estilo de vida e empresariais no Brasil. Para saber mais sobre eles, leia aqui e aqui.
Nos vídeos, observe atentamente o que as pessoas falam a respeito do sucesso de Dany como palestrante. No vídeo com Mário Persona, o destaque é com relação às "dicas" que ele dá para você se preparar para uma boa oratória. Sim, porque, seja qual for a profissão que você exerce ou escolherá, é bem provável que ocorrerão momentos em que você terá que falar em público ou para um público. É por isto que no artigo anterior eu disse que um bom orador é alguém com capacidade tanto para fazer fazer explanações diante de poucas pessoas como para um público imenso. Se você algum dia der uma entrevista para rádio ou televisão, por exemplo, você estará falando para um público certamente maior do que você possa imaginar. Principalmente se levarmos em conta que a entrevista poderá ser gravada por alguém e exposta na internet - o que será de grande interesse profissional para você.
Dizem que a oratória é "a arte de convencer". Não é bem isto, mas é a arte de demonstrar que você realmente sabe do que está falando. Como Dany e Mario demonstram (cada um deles à sua maneira), é também a arte pela qual o orador demonstra o quanto é importante saber ouvir o que as pessoas que o ouvem tem a dizer. Ambos também falam do jogo de cintura necessário para contornar certas situações.
O século XXI é chamado de "a Nova Era do Conhecimento" porque estamos vendo surgir nele uma espécie de nova edição do Renascimento - aquele famoso movimento histórico ocorrido na Europa na Idade Média. O acúmulo de conhecimentos - especialmente conhecimentos específicos para cada caso - está se evidenciando como algo cada vez mais importante para o sucesso na carreira profissional em qualquer área. O avanço da globalização mundial - que é chamada de "globalização econômica" mas é econômica, cultural, política e social de uma forma geral - faz com que todos os profissionais sejam, cada vez mais, os principais responsáveis pelos seus próprios planos de carreira.
Vocês já repararam que, quando há ofertas de emprego, as empresas de qualquer porte já exigem pessoas com um, dois ou três anos de experiência? Pois é, as organizações, quando contratam, já não tem mais tempo para treinar seus funcionários. A concorrência no mercado de qualquer atividade profissional e comercial está muito acirrada, e a tendência é de que este acirramento se amplie mais, e com cada vez maior rapidez. O trabalho do profissional é um produto colocado à venda no mercado de trabalho por ele mesmo. Portanto, a habilidade que o profissional tem que mostrar à clientela atualmente não é mais aquela de convencer o cliente a comprar o produto ou serviço em oferta, mas de mostrar a ele por que ele necessita desse produto ou serviço. Infelizmente isto não é ensinado nas nas escolas, faculdades e universidades tal como deveria ser. O jeito, portanto, é procurar ler bons livros especializados, revistas e artigos especializados, bons cursos específicos de atualização e estar atento a todas as oportunidades de treinamento.
Como a oratória pode colaborar para promover seu marketing pessoal?
O marketing pessoal é um pré-requisito essencial para o seu sucesso profissional. "Marketing" é um processo usado para determinar que tipos de produtos e serviços poderão interessar a determinadas categorias de consumidores. O marketing pessoal é exatamente isto, considerando que o produto que a pessoa está oferecendo é a própria pessoa. A oratória é atualmente um instrumento extremamente necessário para isto.
Atualmente a principal característica da oratória é o desenvolvimento da inteligência interpessoal e intrapessoal. A inteligência interpessoal é a capacidade de uma pessoa reagir corretamente em relação às opiniões, humores, ideias, desejos e anseios das outras pessoas. A inteligência intrapessoal é a capacidade da pessoa compreender suas próprias emoções e lidar com elas de forma adequada às situações do momento e aos seus objetivos pessoais e interpessoais. Isto me faz voltar ao que eu disse no artigo anterior: a arte da oratória não é tão somente a de "convencer"; é acima de tudo a arte de saber falar e saber ouvir. Como profissional em comunicação, aprendi que, para que o que eu diga seja interessante, eu preciso me colocar no lugar dos prováveis interessados. Dominar uma conversa não é falar mais do que a outra pessoa nem ouvir mais do que ela; é procurar ouvir e falar na mesma proporção. Ou seja, é falar e deixar que a outra pessoa fale tanto quanto você, e ouvi-la com a mesma atenção que você quer que ela lhe ouça.
Seja numa palestra, numa conferência, num debate, numa entrevista, etc., a oratória é o dom de saber apresentar-se de maneira eficiente e didática. É demonstrar convicção nas ideias, mas respeitar as ideias opostas explicando conceitos e experiências de forma didática e permitindo que seus ouvintes entendam tanto quanto possível o conteúdo da apresentação. Isto colabora muito para o marketing pessoal, porque demonstra que o profissional sabe diferenciar entre a excelência e a mediocridade.
Nos vídeos, observe atentamente o que as pessoas falam a respeito do sucesso de Dany como palestrante. No vídeo com Mário Persona, o destaque é com relação às "dicas" que ele dá para você se preparar para uma boa oratória. Sim, porque, seja qual for a profissão que você exerce ou escolherá, é bem provável que ocorrerão momentos em que você terá que falar em público ou para um público. É por isto que no artigo anterior eu disse que um bom orador é alguém com capacidade tanto para fazer fazer explanações diante de poucas pessoas como para um público imenso. Se você algum dia der uma entrevista para rádio ou televisão, por exemplo, você estará falando para um público certamente maior do que você possa imaginar. Principalmente se levarmos em conta que a entrevista poderá ser gravada por alguém e exposta na internet - o que será de grande interesse profissional para você.
Dizem que a oratória é "a arte de convencer". Não é bem isto, mas é a arte de demonstrar que você realmente sabe do que está falando. Como Dany e Mario demonstram (cada um deles à sua maneira), é também a arte pela qual o orador demonstra o quanto é importante saber ouvir o que as pessoas que o ouvem tem a dizer. Ambos também falam do jogo de cintura necessário para contornar certas situações.
O século XXI é chamado de "a Nova Era do Conhecimento" porque estamos vendo surgir nele uma espécie de nova edição do Renascimento - aquele famoso movimento histórico ocorrido na Europa na Idade Média. O acúmulo de conhecimentos - especialmente conhecimentos específicos para cada caso - está se evidenciando como algo cada vez mais importante para o sucesso na carreira profissional em qualquer área. O avanço da globalização mundial - que é chamada de "globalização econômica" mas é econômica, cultural, política e social de uma forma geral - faz com que todos os profissionais sejam, cada vez mais, os principais responsáveis pelos seus próprios planos de carreira.
Vocês já repararam que, quando há ofertas de emprego, as empresas de qualquer porte já exigem pessoas com um, dois ou três anos de experiência? Pois é, as organizações, quando contratam, já não tem mais tempo para treinar seus funcionários. A concorrência no mercado de qualquer atividade profissional e comercial está muito acirrada, e a tendência é de que este acirramento se amplie mais, e com cada vez maior rapidez. O trabalho do profissional é um produto colocado à venda no mercado de trabalho por ele mesmo. Portanto, a habilidade que o profissional tem que mostrar à clientela atualmente não é mais aquela de convencer o cliente a comprar o produto ou serviço em oferta, mas de mostrar a ele por que ele necessita desse produto ou serviço. Infelizmente isto não é ensinado nas nas escolas, faculdades e universidades tal como deveria ser. O jeito, portanto, é procurar ler bons livros especializados, revistas e artigos especializados, bons cursos específicos de atualização e estar atento a todas as oportunidades de treinamento.
Como a oratória pode colaborar para promover seu marketing pessoal?
O marketing pessoal é um pré-requisito essencial para o seu sucesso profissional. "Marketing" é um processo usado para determinar que tipos de produtos e serviços poderão interessar a determinadas categorias de consumidores. O marketing pessoal é exatamente isto, considerando que o produto que a pessoa está oferecendo é a própria pessoa. A oratória é atualmente um instrumento extremamente necessário para isto.
Atualmente a principal característica da oratória é o desenvolvimento da inteligência interpessoal e intrapessoal. A inteligência interpessoal é a capacidade de uma pessoa reagir corretamente em relação às opiniões, humores, ideias, desejos e anseios das outras pessoas. A inteligência intrapessoal é a capacidade da pessoa compreender suas próprias emoções e lidar com elas de forma adequada às situações do momento e aos seus objetivos pessoais e interpessoais. Isto me faz voltar ao que eu disse no artigo anterior: a arte da oratória não é tão somente a de "convencer"; é acima de tudo a arte de saber falar e saber ouvir. Como profissional em comunicação, aprendi que, para que o que eu diga seja interessante, eu preciso me colocar no lugar dos prováveis interessados. Dominar uma conversa não é falar mais do que a outra pessoa nem ouvir mais do que ela; é procurar ouvir e falar na mesma proporção. Ou seja, é falar e deixar que a outra pessoa fale tanto quanto você, e ouvi-la com a mesma atenção que você quer que ela lhe ouça.
Seja numa palestra, numa conferência, num debate, numa entrevista, etc., a oratória é o dom de saber apresentar-se de maneira eficiente e didática. É demonstrar convicção nas ideias, mas respeitar as ideias opostas explicando conceitos e experiências de forma didática e permitindo que seus ouvintes entendam tanto quanto possível o conteúdo da apresentação. Isto colabora muito para o marketing pessoal, porque demonstra que o profissional sabe diferenciar entre a excelência e a mediocridade.
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