quarta-feira, 18 de junho de 2014

Como Entender o Hino Nacional Brasileiro

Com frequência,
jogadores de futebol brasileiros
são severamente criticados
por não saberem cantar o hino. 
Muita gente 
fala mal 
dos jogadores 
por não saberem
cantar o Hino Nacional.
No entanto,
entre os brasileiros que sabem cantá-lo,
há muitos que não o entendem. 


Há também muita gente que defende o retorno, nas escolas, ao hábito de fazer as crianças cantarem o hino diariamente antes das aulas começarem. Porém, saber cantar o Hino Nacional não é simplesmente cantar repetindo suas palavras guardadas na memória. É preciso entender o que se canta. As crianças e os adultos precisam, antes, saber os significados de palavras raramente utilizadas na linguagem do dia a dia, como "flâmula", "lábaro", "florão", etc. Eis abaixo o texto (a "letra") do hino e a explicação de seu significado. 

Hino Nacional do Brasil - música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada. 

Às margens calmas do rio Ipiranga, foi dado um grito de um povo heróico, e surgiu uma esperança de liberdade.
Se o valor dos direitos iguais
foi conquistado com luta,
arriscamos até a vida por nossa liberdade.
Ó pátria amada, idolatrada.
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso,
um sentimento de amor e de esperança vem até nós quando vemos a imagem do Cruzeiro (as estrelas do Cruzeiro do Sul) no céu.
Gigante por natureza, belo, sem medo e enorme ("impávido colosso").
Essa grandeza se refletirá no futuro.
Tu és uma terra adorada entre outras mil. Brasil! Pátria amada. 

Extendido ("deitado") sobre grande parte da América do Sul (o "berço esplêndido"), o Brasil se distingue ocupando o maior espaço territorial nesta parte do continente americano como uma nação recém surgida (referente ao momento da declaração da Independência). Teus alegres e lindos campos tem mais flores do que a terra mais enfeitada. Nossos bosques e nossa vida são mais alegres e plenos de amores.
Pátria amada, idolatrada,
salve! Salve!
Brasil,
Que a bandeira que ostentas estrelada signifique amor eterno. Que o verde e o amarelo da bandeira signifiquem a glória do passado e a paz no futuro. Mas se for preciso fazer justiça, um brasileiro não fugirá à luta nem temerá a própria morte. 


És terra adorada entre outras mil, Brasil, pátria amada! És a mãe gentil dos filhos deste solo, pátria amada, Brasil!











Como se vê, o ato de cantar o Hino Nacional Brasileiro não é apenas cantar. É a prestação de um juramento. Para se jurar alguma coisa, é preciso saber o que está sendo jurado e a certeza de que tal juramento poderá ser cumprido. Não basta dizer que o hino é lindo: é preciso entendê-lo.
A música foi composta em 1822, ano da declaração da Independência pelo então imperador do Brasil, D. Pedro I. A letra atual do Hino, composta por Duque Estrada, só foi introduzida em 1909. A letra original, de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, era bem diferente, mas será mostrada em outra postagem. Abaixo, uma gravação oficial do Hino Nacional Brasileiro coma letra atual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.