terça-feira, 3 de junho de 2014

Confirmada Descoberta de um Planeta onde Podem Existir Habitantes

1 - Concepção artística
de Keppler-10c
e seu movimento
em torno da estrela Kepller-10.
2 - A constelação do Dragão,
da qual a estrela faz parte.
3 - Ilustração divulgada
no jornal "The Washington Post",
dos EUA,
comparando o tamanho de Keppler10c
com o da Terra. 
O planeta Keppler-10c
foi descoberto 
em 2011,
mas a revelação foi feita 
recentemente.



A equipe internacional de astrônomos que fez a descoberta confirmou  há poucos dias a existência desse planeta. Ele    é conhecido como Kepller-10c por ser o terceiro planeta que se movimenta em torno da estrela Keppler-10, na constelação do Dragão. Também é chamado de "Mega-Terra" por ter características bem semelhantes às da Terra - que também é o terceiro planeta contado a partir do Sol - e por ser 17 vezes maior do que o planeta que habitamos.
Liderada por astrônomos da Universidade de Genebra, na Suíça, os astrônomos destacaram as características rochosas de Keppler-10c como um dos principais elementos indicativos da existência vida em condições semelhantes às da Terra. O astrônomo Stéphane Udry, co-autor do estudo, disse que o planeta tem uma massa 17 vezes maior do que a da Terra, e está a cerca de 560 anos-luz do nosso planeta. Como o ano-luz é a distância que um raio de luz percorre em linha reta no espaço durante um ano passado na Terra, e como a velocidade da luz é sempre de cerca 300 mil quilômetros por segundo, isto significa que Keppler-10c está a cerca de 5.320.000.000.000.000 km (cinco quatrilhões e 320 trilhões de quilômetros) do nosso planeta.
Calcula-se que Keppler-10c tenha começado a se formar há cerca de 11 bilhões de anos. Aquela foi uma época em que, segundo estudos astronômicos, o Universo estava pleno de substâncias necessárias à formação de planetas rochosos, como o silício e o ferro. Para os astrônomos, a descoberta de Keppler-10c é uma de que os planetas como a Terra se formaram muito cedo na história do Universo, e que as estrelas mais antigas tem grandes possibilidades de serem circundadas por planetas habitáveis.
O "Washington Post" revelou que Kepller-10c foi descoberto através do telescópio espacial Keppler, da Nasa (National Aerial and Space Administration/Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), a agência espacial dos Estados Unidos. Segundo o jornal norte americano, uma teoria sobre planetas com massas mais de 10 vezes maiores do que a da Terra diz que tais planetas poderiam ter grandes quantidades de hidrogênio como acontece com Júpiter e Saturno. No entanto as descobertas sobre Keppler-10c revelam que ele é altamente rochoso, com superfície claramente definida, contrariando a teoria. 

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.