quarta-feira, 25 de junho de 2014

Diferenças entre Mídias Sociais e Redes Sociais

Na verdade,
há diferenças 
entre mídias,
mídias sociais,
redes sociais
e redes sociais virtuais.


Algumas pessoas tem me perguntado quais são as diferenças entre uma rede social e uma mídia social. Na realidade, existem redes sociais, redes sociais virtuais (ou redes sociais "online"), mídias sociais e mídias sociais virtuais ou online. Portanto, vamos às explicações para cada um desses casos.

- Redes sociais.

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações. Uma estrutura social é um sistema de relacionamentos entre pessoas ou organizações na qual os participantes estão obrigados a manter relações de direitos e deveres aceitos entre si. Isto faz com que a estrutura social se refira à colocação e à posição de indivíduos e de grupos de pessoas dentro do sistema. As pessoas que integram uma rede social estão obrigadas a manter padrões essenciais de relações de obrigação. São exemplos de redes socais formadas por pessoas as igrejas, os clubes, um condomínio, uma comunidade (moradores de um bairro, etc.).
As redes sociais online não são muito diferentes das redes sociais da vida. São grupos ou espaços específicos na internet que permitem que as pessoas partilhem informações, conceitos, ideias, etc. de caráter geral ou específico através da postagem de fotos, vídeos, textos, arquivos, etc. A obrigatoriedade da aceitação de deveres é a mesma das redes sociais.
Muitas pessoas que utilizam as redes sociais cometem o erro de chamar o espaço que utilizam de "perfil". Na verdade, o espaço onde o usuário faz suas postagens é concedido a ele pela empresa fornecedora do serviço (por exemplo, Facebook). O perfil não é o espaço utilizado. "Perfil" é a impressão que o usuário deixa transparecer para os demais usuários através do que ele posta, compartilha, "curte", etc. e dos comentários que ele faz às postagens dos outros. Portanto, se você é um usuário de uma rede social na Internet, você precisa ter muito cuidado com o que posta, pois algumas postagens próprias e outras que compartilha ou curte podem ajudá-lo a obter sucesso social e profissional, e outras podem acabar com sua carreira profissional e denigrir sua imagem social. Veja aqui os cuidados necessários quanto às postagens e ao comportamento em geral numa rede social online: Marketing Pessoal na Internet


- Mídias sociais.

Uma mídia é um conjunto de meios de comunicação social (jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão, etc.) com o objetivo de permitir a integração social através de textos (jornais, revistas, livros, etc.), imagens (televisão) e áudio (televisão e rádio). Atualmente os meios de comunicação mais conhecidos são a internet, a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, etc.
As mídias sociais são sistemas na internet que envolvem jornais online, blogs, sites, revistas online e livros eletrônicos que permitem a integração social a partir do compartilhamento de notícias, outros tipos de textos, fotos e vídeos que as pessoas podem ler, ver, comentar e postar nas redes sociais online. Elas abrangem atividades que integram tecnologia,integração social e o cuidado necessário com o uso de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esse cuidado é necessário porque esse uso influencia muito na forma como as pessoas entendem que seus autores veem o mundo. 

Ilustrações; Arquivo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.