quinta-feira, 5 de junho de 2014

Grande Asteroide Deverá Passar Próximo da Terra em 2027

Ele não tem um diâmetro maior do que a altura do monte Everest (8.800 m), como algumas pessoas disseram, mas é grande o suficiente para causar grandes estragos.


A BBC news divulgou que observações recentes feitas por astrônomos confirmam que o asteroide 1999 AN-10 deverá a cerca de 38 mil quilômetros de distância da Terra em agosto de 2027. O asteroide não tem um diâmetro maior do que a altura do monte Everest, como algumas pessoas tem dito, mas é uma rocha com um diâmetro de 800 metros, um comprimento de 1.800 metros e uma massa de 2,9 x 10¹² kg. Tais dimensões são suficientes para causar catástrofes em todo o planeta se o asteroide colidir com o solo do planeta. A distância em que ele passará poderá fazer com que a gravidade da Terra exerça alguma influência sobre ele, já que é bem menor do que a distância  máxima da Terra à Lua (384.400 km), que se movimenta em órbita da Terra por influência da força gravitacional do planeta.
Os astrônomos que realizaram as novas descobertas dizem que não deverá ocorrem um impacto em 2027, mas pelo menos teoricamente a aproximação do asteroide já será suficiente para que haja um desvio em sua rota. Isto poderá aumentar os riscos de uma colisão quando ele retornar em 2039. Apesar de sua existência ter sido confirmada pela descoberta pelo astrônomo australiano Frank Zoltowski em 1999, os astrônomos o identificaram numa fotografia celeste obtida em 1941. 
Astrônomos do Observatório de Astrofísica Smithsonian, dos Estados Unidos, estimam que a distância em que o asteroide passará em relação à Terra em 2027 poderá variar de 38 mil quilômetros a 56,5 mil quilômetros. Sua maior aproximação ocorrerá no dia 7 de agosto. O astrônomo Beny Peiser, da John Moore's University, na Inglaterra, disse que é praticamente impossível prever qualquer aproximação maior, mas ao mesmo tempo disse que provavelmente o asteroide voltará a passar próximo da órbita da Terra várias vezes ao longo de 600 anos.

Fonte: BBC News
Ilustração: Arquivo Google

Um comentário:

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.