quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ligação Perigosíssima

Não é sem razão
que o Bluetooth tem sido chamado de "Perigo Invisível". 
Quer 
um conselho de um amigo?
Nunca use esse tal "Bluetooth"!


A Wikipedia informa que o Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio, dos tipos PAN ou WPAN, que provê uma maneira de conectar e trocar informações entre telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais, consoles de videogame, etc. Segundo o artigo da Wikipedia, isto acontece por meio de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada, mas alerta que, quanto à garantia de segurança, "carece de fontes".
As notícias mais recentes tem comprovado que realmente essa segurança NÃO EXISTE. Quem assistiu ao programa "Fantástico" no domingo passado, pela Rede Globo de Televisão (Brasil), assistiu à reportagem sobre roubos de chips de cartões magnéticos (de bancos, de crédito, etc.). Pois é! O uso do chip era, até poucos dias, uma garantia de segurança, mas agora não é mais. E sabem vocês como os bandidos conseguiram quebrar essa segurança? Através do Bluetooth. Veja toda essa história contada no 
site do Fantástico.
Exatamente por ser dedicado a aplicativos e transações de porte menor do que o Wifi, e por ser de uso fácil para qualquer pessoa, ele está presente em produtos como os que eu já citei acima, aparelhos de som de carros, headsets, etc. Entretanto, é um verdadeiro perigo principalmente por estar presente também nos celulares de muita gente. Isto faz com que todos os dados contidos nos celulares  - telefones e endereços de outras pessoas, recados, mensagens SMS, etc. - possam ser acessados por um número enorme de pessoas que nem sabemos que são ou que existem.
Se você tem uma conexão Bluetooth, se ela estiver sempre ativada, permite que outras pessoas - inclusive desconhecidas - coletem suas informações com grande facilidade. Elas podem, por exemplo, roubar todas as suas senhas. Segundo o 
Techmundo, isto acontece porque os endereços de conexão do Bluetooth não são encriptados. Isto significa que eles não são devidamente codificados e protegidos. Além disso, muitos usuários se acomodam, não modificando suas senhas, deixando apenas as que vem de fábrica, o que é um grande erro cometido contra eles mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.