terça-feira, 4 de novembro de 2014

Prejuízos causados pela Copa 2014 estão cada vez mais evidentes.

Os dias parados
por causa dos jogos da Seleção Brasileira
já causaram uma queda
de 3,4% na produção industrial
nos últimos quatro meses. 
Houve outras razões,
mas principalmente 
por causa da Copa,
mais de 28.500 pessoas 
já perderam seus empregos
e muitas outras
correm o mesmo risco. 

Antes da Copa 2014 começar, eu e muitas outras pessoas já dizíamos que sua realização no Brasil foi uma péssima ideia, e muita gente dizia que estávamos sendo muito pessimistas. Pois bem, o resultado agora está aí, cada vez mais evidente. Infelizmente o que prevíamos aconteceu e está acontecendo até de maneira muito mais grave do que imaginávamos, e a situação poderá se agravar ainda mais com os gastos para a realização da Olimpíada 2016. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou que, dentre 24 setores da economia brasileira na área industrial pesquisados, 18 (ou seja, 75%) sofreram perdas em junho. Entre os que sofreram as perdas mais significativas está a produção de veículos automotores (automóveis, caminhões, motocicletas, etc.). Em junho deste ano toda a produção industrial brasileira teve um recuo de 1,4% pela quarta vez desde 2010. Embora tenha sido um resultado melhor do que o previsto anteriormente, ainda foi péssimo. O próprio economista do IBGE, André Macedo, admitiu que essa magnitude de quedas teve relação direta com os dias de trabalho a menos ocorridos durante a Copa do Mundo, embora também tenham ocorrido influências das reduções de jornadas de trabalho e férias nas montadoras.
O pior é que o IBGE também destacou que a medida de investimento conhecida como "bens de capital" teve um recuo de 9,7% em junho sobre maio e de 21,1 na comparação com um ano antes. Informou também que os bens de consumos duráveis tiveram o pior resultado desde 2010 em junho deste ano: queda de 24,9% em relação ao mês anterior e de 34,3% em relação ao desempenho de junho do ano passado.
Macedo afirmou que a Copa 2014 foi mesmo uma das principais causas da queda nas atividades industriais - e na economia de uma forma geral. Isto já causou mais de 28 mil demissões somente no setor industrial, o que significa que, considerando todas as 18 áreas da economia onde as quedas foram confirmadas, o número de desempregados é obviamente bem maior. Agora estão vindo por aí os preparos para a Olimpíada 2016. Portanto a situação tende a piorar, enquanto algumas pessoas sonham com medalhas de ouro ao mesmo tempo em que milhares necessitam de empregos, melhores salários, melhores condições de ensino, melhor atendimento de saúde, mais segurança pública e muito mais. 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.