quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Saiba como prevenir-se contra o glaucoma.

Há vários tipos
de glaucoma.
Nem todos 

tem sintomas específicos,
mas todos podem causar a cegueira. 




O glaucoma é o nome que se dá a um conjunto de doenças diferentes entre si, mas que envolvem pressão interna do olho (pressão intraocular) associada à neuropatia óptica. Essa neuropatia é uma inflamação no nervo óptico, que que se localiza no cérebro. A pressão intraocular elevada pode causar o desenvolvimento do glaucoma, mas é possível também que isto ocorra mesmo com a pressão em níveis normais. Se não for devidamente tratado, o glaucoma leva a um problema grave permanente na retina, a parte do olho que gera a formação das imagens - ou seja, literalmente a capacidade de enxergar. 
Nem sempre o glaucoma apresenta sintomas, mas a perda visual é quase inevitável em todos os casos. Como mostra a ilustração acima, começa pela perda da visão periférica. Geralmente esse início ocorre de forma gradativa, fazendo com que a própria pessoa não a perceba. No entanto, através de testes bem fáceis, é possível a pessoa saber se essa perda está correndo.

Como se faz o teste?

Feche um olho. Faça o teste com o olho aberto examinando atentamente todos os cantos possíveis do campo visual. Observe especialmente o nível de claridade e visibilidade nesses cantos. Depois, feche o olho com o qual você fez o teste e faça o mesmo com o outro.
Geralmente a pessoa não nota a perda de visão até o momento em que ela se torna tal como na condição de glaucoma extremo (veja na ilustração). Entretanto, não espere isto acontecer para tomar as providências necessárias. Esperar pelos sintomas é uma péssima ideia. Como já foi dito aqui, nem sempre há sintomas e essa espera pode ter consequências drásticas. Isto pode levar à perda visual total. Se ocorrer, essa perda é irreversível. Porém, por meio de um tratamento adequado, feito com a maior antecipação possível, pode-se prevenir contra ela ou atrasá-la. 
Existem vários tipos de glaucoma. Ao contrário do que muita gente pensa, não ocorrem só em adultos: há casos de glaucomas ocorridos em crianças. Na internet, há vários blogs e sites com extensas descrições sobre eles, mas isto não ajuda muito. Para os leigos, o importante mesmo é saber que, se o tratamento não for providenciado imediatamente, o risco de cegueira é muito alto. Você pode fazer o teste descrito acima mas, seja qual for o resultado, só o médico, através de um exame meticuloso, pode dizer se você tem o problema ou não. Portanto, para a prevenção e o tratamento, só há uma solução: vá a um oftalmologista.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.