sábado, 11 de julho de 2015

Consumo de Molho Shoyo Pode Causar Problemas ao Coração

Em alimentação,
o que pode trazer benefícios
em alguns casos 
pode prejudicar em outros.

Apesar de ser basicamente constituído por soja, que é um alimento considerado muito saudável, o molho shoyo (ou "shoyu"), também conhecido simplesmente como "molho de soja", não escapa da regra citada acima. Na verdade ele é fabricado a partir de uma mistura de soja, cereal torrado, água e sal marinho, e essa mistura é fermentada pela presença de microrganismos vivos como o Aspergillus oryzae e o Aspergillus sojae. 
É daí que se origina a preocupação de médicos e nutricionistas. O Aspergillus oryzae é amplamente usado em comidas típicas japonesas e chinesas. Estudos recentes revelaram que esse microrganismo possui oito cromossomos que compreendem 37 milhões de pares de bases e cerca de 12 mil genes. Um cromossomo é uma sequência de DNA (ácido desoxirribonucleico) que contém vários genes. Um gene é a unidade fundamental para definir as características hereditárias de um ser. Os cientistas acreditam que muitos dos genes extras de Aspergillus oryzae estão relacionados ao metabolismo secundário
Os metabolismos secundários são compostos orgânicos não envolvidos diretamente nos processos de desenvolvimento, crescimento é reprodução dos organismos. Um organismo é um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo. A maioria dos metabolismos secundários relacionados ao organismo humano constitui categorias classificadas como metabolismos baseados na origem biossintética. A biossíntese é uma sintetização da formação de uma substância orgânica.
O que acontece com relação ao molho shoyo propriamente dito é que ele pode trazer sérios riscos ao coração e provocar aumento de peso. O molho de algumas marcas chega a conter mais de 640 miligramas de sódio. Isto representa um teor altíssimo, lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de dois gramas (2g) por dia. O risco aumenta pelo fato de que, como as pessoas consumirão muitas outras coisas durante o dia, isto certamente acarretará numa presença do sódio ainda muito maior no organismo.
O médico Drauzio Varella alerta para um fato: "Quanto mais sal colocamos nos alimentos, mais nos acostumamos com ele, e isto pode agravar quadros de hipertensão". Ele se refere ao "sal de cozinha", mas será que os efeitos do sal marinho contido no molho shoyo são muito diferentes? Provavelmente não, porque o sal marinho é constituído principalmente de cloreto de sódio, que é exatamente o que chamamos de "sal de cozinha". É chamado de "sal marinho" apenas porque não é refinado como o sal que utilizamos geralmente em casa. O sódio que ele contém é necessário ao nosso organismo, porém tudo é que é excessivo se torna perigoso.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.