segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

"Mensagens Subliminares" ou "Mensagens Subliminais"?

Um conhecidíssimo exemplo de marca.
Um conhecidíssimo exemplo de logomarcas.
Conhecidíssimo exemplos de logotipos. 
Muita gente
tem falado muito
sobre

supostas "mensagens subliminares" em filmes,
telenovelas, 

desenhos animados, etc.


Comparo que chamam por aí de "mensagem subliminar" àqueles "jogos dos erros" nas revistas de passatempos (palavras cruzadas, etc.). Nesses jogos, surgem dois desenhos aparentemente iguais, mas o enunciado indica que há algumas diferenças (geralmente sete ou oito) num deles em relação ao outro. Cabe à pessoa encontrar essas diferenças. Embora a pessoa não saiba quais são, após ter lido o enunciado e verificado os detalhes dos dois desenhos, a pessoa encontrará as diferenças porque este será ser objetivo.
No caso das mensagens subliminares, acontece o mesmo: as pessoas verão imagens que normalmente não se percebem em filmes, desenhos animados, etc., porque viram em postagens na internet ou alguém lhes disse que tais imagens existem ali. Então a pessoa as verá porque já está com a intenção de vê-las. Mesmo procurando-as, muita gente não as vê. Ou seja: até prova em contrário, é uma questão de interpretação pessoal ou mera coincidência. É como olhar para uma nuvem e ver nela o formato semelhante ao de uma galinha, um cachorro ou uma casa.
Admito que eu possa estar enganado, mas ao pesquisar um pouco mais sobre o tema, pareceu-me que muitas pessoas confundem "mensagem subliminar" sem saber exatamente o que essa expressão significa. Atraiu a minha atenção o fato de muitas dessas pessoas dizerem que as "mensagens subliminares" estão ocultas em marcas, logomarcas, etc. Ora, o objetivo das marcas, logomarcas, logotipos, slogans, etc., é promover as vendas dos produtos e serviços que esses símbolos representam. Portanto, o mais compreensível seria que essas mensagens estivessem evidentes para todos os consumidores, não ocultas
Parece-me que estão confundindo "mensagem subliminar" com "estímulo subliminar". O estímulo subliminar, que é um fenômeno estudado por psicólogos, é um estímulo produzido abaixo do limiar da consciência - ou seja, no estado subconsciente de uma pessoa. No entanto, no caso das marcas, logomarcas e logotipos como os exemplificados nas ilustrações desta postagem, percebe-se exatamente o contrário: há mensagens subliminares sim, mas não estão ocultas: estão bem claras. São bem conhecidas pelo público consumidor e muita gente identifica os produtos e serviços que elas representam logo que as vê. O panda representa as atividades da organização não governamental (ONG) internacional WWF - Word Wide Fund for Nature ("Fundo Mundial para a Natureza"). No Brasil, a arvorezinha representa as publicações da Editora Abril. Os dois peixes cruzados dentro de uma área oval informa que a peça de vestuário na qual ela é vista foi fabricada pela Hering. A maçã com um pedaço faltando ajuda qualquer pessoa bem familiarizada com informática a reconhecerem um produto da Apple - empresa cujo nome é "maçã" em inglês.
No caso do logotipo da Ferrari (o cavalo e as letras "SJ"), as letras foram trocadas por "SF" para significar "Scuderia Ferrari" ("Escuderia Ferrari" em italiano). Conta-se cavalo empinado era o símbolo de aviões de combate usados pela Itália na Segunda Guerra Mundial, e foi incluído na logomarca para homenagear o país. A palavra "escuderia" é muito utilizada para se referir a equipes de corridas automobilísticas, mas anteriormente era uma referência a um estábulo onde se abrigavam cavalos de corrida. Portanto, é provável que a letra "J" tivesse alguma relação com "Jockey".
O crocodilo (não é um "jacaré") identifica que a peça de vestuário em que ele aparece foi fabricada pela Lacoste, uma empresa cujos produtos são mundialmente bem conhecidos desde 1933, ano em que foi fundada em Paris, França, pelo então tenista René Lacoste. É desnecessário explicar muito sobre a logomarca do Carrefour, a famosíssima rede de lojas de hipermercados que surgiu na França em 1960 e se espalhou por vários países. A marca da Coca-Cola simplesmente relaciona o próprio nome ao refrigerante mais famoso do mundo.
Há pessoas que vêem nessas coisas "imagens ocultas", dizem que essas imagens aparecem se colocarmos essas figuras em posições invertidas, de cabeça para baixo, etc. No entanto, nada se comprova além de coincidências e das interpretações de cada pessoa que vê essas imagens porque procura vê-las, não porque elas já estão ali ocultas.
Em sentido comercial, a expressão "mensagem subliminar" não surgiu para significar que existem mensagens ocultas nesses símbolos. Surgiu para lembrar que a expressão vem do nome da empresa americana. Ela está relacionada ao nome da agência de publicydade Subliminal Projection Company - "Empresa de Projeção Subliminal" em inglês. Isto começou em 1957, quando o proprietário proprietário da agência, James Vicary, criou uma campanha publicitária para a Coca-Cola simplesmente projetando uma mensagem sobre a tela de um cinema durante a projeção de um filme, numa cidade no estado de New Jersey, nos Estados Unidos.

Isto foi o suficiente para fazer as vendas do refrigerante dobrarem na mesma semana naquela cidade. No entanto, a mensagem não estava oculta, ela foi claríssima. Porém, foi projetada de uma forma que era uma peculiaridade da agência: de maneira suave, branda. "Subliminal" é isto: algo que é feito ou mostrado de forma agradável. Algo não revelado tão claramente, mas não necessariamente oculto. Entretanto, a mesma palavra também pode ser usada corretamente com o significado de subliminar, e daí vem a interpretação dúbia. 
Mesmo em inglês, a palavra "subliminal" é encontrada, por exemplo, no Oxford Advanced Learner's Dictionary ("Dicionário Oxford para Aprendizes Avançados") com as seguintes definições: "Perceived by or afceting the mind without one being aware of it." Em português: "Percebido pela mente ou afetando-a sem que se esteja consciente disto." No entanto, isto não significa que a mente esteja recebendo a mensagem inconscientemente. "Sem estar consciente disto", neste caso, é uma forma de dizer "sem saber como essa essa percepção ocorre". Se fosse algo que ficasse "gravado" apenas no inconsciente, não faria sentido dizer, ao mesmo tempo, que se trata de uma mensagem percebida instantaneamente. 

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