segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Crianças Também Podem ser Vítimas de AVC

Ilustração: Barrow Neurological Institute
O AVC não acontece
somente em pessoas 
com mais de 55 anos.


O acidente vascular cerebral (AVC) é mais conhecido no Brasil como "derrame cerebral". Caracteriza-se por uma perda rápida de funções neurológicas através de uma isquemia (AVC isquêmico) ou de uma hemorragia (AVC hemorrágico). 
Ilustração: Medifoco
A isquemia é uma falta de sangue suficiente para manter um tecido orgânico saudável. Essa falta é causada por um trombo - obstáculo causado pelo coágulo do sangue nas veias e artérias ou por placas gordurosas. 
O AVC hemorrágico pode ser causado dois tipos de hemorragia: A intracerebral e a subaracnoide. A hemorragia é uma perda de sangue, também chamada "sangramento". A hemorragia intracerebral, como o nome indica, ocorre dentro do cérebro. A subaracnoide ocorre entre a membrana aracnoide (que separa a dura mater e a pia mater, membranas que cobrem o encéfalo e a medula espinhal, que fazem parte do sistema nervoso central.
Apesar de ser mais comum em pessoas com idades acima de 55 anos, há casos também ocorridos com jovens e crianças. Nas crianças, os fatores mais comuns são as doenças genéticas (transmitidas por hereditariedade). Nos jovens, a causa mais comum é a separação das partes de artérias do pescoço, causada por lesões do vaso que leva o sengue ao cérebro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns de AVC em qualquer idade são fraqueza repentina ou dormência na face, braço ou perna, principalmente quando ocorrem com certa frequência num mesmo lado do corpo. Outros sintomas: dificuldade ao falar ou em entender o que alguém diz, dificuldade em enxergar com um ou os dois olhos, dificuldade em andar, tonturas, perda de equilíbrio ou coordenação motora, dor de cabeça intensa sem causa conhecida, desmaio ou perda de consciência. Lembre-se, os sinais nem sempre são todos estes, pode ser um ou alguns destes.
Os efeitos do AVC dependerão de qual parte do cérebro estiver gravemente afetada. Um acidente cerebral vascular (ou "acidente cerebrovascular") grave pode causar morte súbita. Lembre-se que é importantíssimo que você obtenha mais informações a respeito consultando um médico especialista em neurologia. 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.