sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Veja como o valor do dólar influencia em sua vida.

Cada vez que há uma nova alta do valor do dólar no Brasil,
há mais uma queda no padrão de vida das famílias brasileiras. 
Se você pensa
que a cotação do dólar
não influencia em sua vida,
está muito enganado.


O ano passado terminou com o dólar chegando a ser cotado por mais de R$ 4,00 - a maior alta já ocorrida no Brasil. Depois, na quarta-feira passada (13), caiu para poco mais de R$ 3,00. Muita gente acha que quem não ganha salários em dólares ou não pretende viajar para outro país ou realizar negociações internacionais não é afetado por essas variações. Ledo Engano. Quando ocorre uma alta do dólar, isto quer dizer que todas as famílias brasileiras ficaram mais pobres. 
A alta do dólar é uma comprovação de que a economia nacional está num preocupante descontrole. Como explica o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FVG), Edgar de Sá, o impacto da alta do dólar chega a todos, inclusive às donas de casa. O aumento na cotação do dólar evidencia que o governo brasileiro gasta mais do que arrecada e os investidores não vêm soluções para os problemas que surgem por isto. Quando se informa que houve uma "alta do dólar", na verdade o que ocorreu foi uma desvalorização da nossa unidade monetária - o real.
A alta do dólar significa o aumento da inflação. Quando isto ocorre, demonstra que o Brasil não está produzindo o suficiente para se autossustentar. É quando matérias-primas como, por exemplo, trigo e combustíveis, entre outras, precisam ser importadas para cobrir a falta do volume necessário para a produção de seus derivados. Isto provoca o aumento dos preços do pão, do gás de cozinha, dos derivados de petróleo e de tudo que precisa ser transportado para abastecer o mercado (alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, etc.). Mesmo que esses itens sejam produzidos dentro do Brasil, para os produtores é mais interessante exportá-los do que destiná-los ao consumo no próprio país. Se esses produtos forem mantidos para serem comercializados dentro do Brasil, eles terão que ser adquiridos por preços mais altos para que o produtor mantenha o lucro mínimo necessário para manter a produção.
A matéria-prima importada se torna mais cara do que a nacional. Portanto, os produtos provenientes dela, mesmo sendo fabricados no Brasil, precisam ser vendidos por preços mais altos porque os produtores precisam aumentar ou pelo menos manter a margem de lucro num patamar mínimo que lhes seja favorável. Se algum setor for beneficiado pelo aumento do dólar, isto ocorrerá apenas em curto prazo, porque em prazos médio e longo todos perdem, pois a desvalorização da moeda ocorre por causa de uma economia enfraquecida e sem perspectivas de melhoras em pouco tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.