sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os Gigantes na Bíblia e nos Mitos

Numa das histórias bíblicas mais conhecidas,
o jovem Davi derrota o gigante Golias
atingindo-o na testa com uma pedra.
Ilustração: Arquivo Google.
Há pessoas
que afirmam
que os gigantes existiam
porque eles
são citados na Bíblia.
Porém, na Bíblia, "gigante" e "gigantes"

parecem ser apenas metáforas.


Uma metáfora é um recurso de linguagem escrita ou oral com o objetivo de permitir duplo sentido numa frase ou numa redação. É também um recurso muito utilizado em ditados populares como "cada macaco em seu galho", no qual "macaco" significa "pessoa" e "em seu galho" significa "em seu devido lugar".  Ou como no caso de "estamos no mesmo barco", sendo que "no mesmo barco" significa "numa mesma situação".
Esses recursos linguísticos também são muito utilizados na literatura, em lendas, nos mitos, em histórias infantis e são numerosíssimos na Bíblia. Assim surgiram esses personagens que povoam o imaginário popular por estarem presentes em filmes, histórias em quadrinhos, mitos e lendas, histórias infantis, etc. No entanto, há pessoas que acreditam que os gigantes existem ou pelo menos existiam há milhares de anos. Jamais houve uma comprovação sobre isto que tenha sido oficialmente reconhecida, mas há muita gente que acredita que eles tenham existido porque são citados em algumas passagens bíblicas.
Gigantes são personagens mitológicos ou lendários de aspecto humano com proporções físicas muito acima do comum, variando de acordo com as lendas, os mitos, as culturas e as narrativas de cada autor. Alguns são descritos como seres com pouco mais de três metros de altura. Outros são tão grandes que, perto deles, um ser humano comum seria como uma formiga perto de um de nós. Alguns são retratados como ignorantes e violentos, outros são descritos como gentis e inteligentes.
Os gigantes da mitologia nórdica eram descritos como inimigos dos deuses supremos. Um deles, Geirröd, era um dos inimigos de Thor, o Deus do Trovão e filho de Odin, o mais poderoso de todos os Deuses. Esse "Thor" é o mesmo que inspirou a criação do personagem de histórias em quadrinhos e filmes criado pelos norte-americanos Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby para a Marvel Comics. Há gigantes também nos livros e filmes da série "As Crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis; em contos de fadas como "João e o Pé de Feijão"; etc.
Todas essas histórias têm o objetivo de nos ensinar, através da fantasia, lições relacionadas à realidade. Portanto, os "gigantes" são metáforas que tanto podem representar problemas que temos que enfrentar (quando são os vilões das histórias) quanto soluções (quando são amigos dos heróis ou quando eles mesmos são os heróis). É o que se percebe no caso da história de Davi, narrada no Velho Testamento.
De forma resumida, podemos dizer que a história bíblica conta que Davi, ainda muito jovem mas destinado a se tornar um rei de Israel, se viu obrigado a enfrentar Golias, um gigante filisteu. A Bíblia não revela exatamente as dimensões físicas de Golias, mas refere-se a ele como um "gigante". Isto fez com que, nas versões cinematográficas, em adaptações para histórias em quadrinhos, etc., Golias fosse sempre representado como um ser imenso, tal como mostra a ilustração acima. De acordo com a Bíblia, Golias era capaz de enfrentar e vencer exércitos sozinho. No entanto, para Davi derrotá-lo, precisou apenas de uma funda, uma pequena pedra e muita confiança em si mesmo e em Deus.
Em outra passagem bíblica, no Gênesis, está escrito que os "filhos de Deus" viram que as "filhas dos homens" (isto é, as mulheres) eram muito atraentes e tomaram para si todas as que eles puderam escolher. Segundo essa narrativa, Deus disse: "Meu espírito não combaterá o homem para sempre, pois ele (o homem) também é carne. Porém seus dias serão 120 anos." O Gênesis diz que naqueles dias "havia gigantes na Terra", e que da união entre os "filhos de Deus" e as "filhas dos homens" nasceram os valentes, homens de fama. "Gigante", neste caso, parece-me ser uma palavra para se referir a heróis, homens de grande valor. 


Fontes:
  • A Bíblia Sagrada - publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.
  • "O Livro das Mitologias" - edição especial da revista Superinteressante, edição especial da revista Superinteressante (julho de 2010) - Editora Abril, São Paulo, SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.